Buscar
  • The Bull Pub Granja Viana

Escola Inglesa: descubra o poder e o equilíbrio dessas típicas cervejas

Cerveja é um alimento antigo e até hoje nutri os corações de muitos de nós. Descoberta meio por acaso, hoje em dia já são incontáveis tipos, sabores e marcas da bebida. Com o passar dos anos, a cerveja foi incorporada pelos povos com técnicas locais, o que, muito tempo depois, originou as escolas cervejeiras.


Atualmente, as escolas são: Alemã, Belga, Inglesa e Americana. Alguns países também buscam seu lugar ao sol, e até o Brasil tem um estilo provisoriamente reconhecido, denominado Catharina Sour.


Pensando nisso, o The Bull Pub Granja Viana, criou uma campanha especial de dicas e curiosidades para os amantes da cerveja que desejam entender um pouco mais sobre esse mundo repleto de cultura e curiosidades. No mês de novembro, a homenageada é a Escola Inglesa - cervejas complexas e equilibradas. Mas afinal, o que as bebidas desta nação têm de tão especial?


Escola Cervejeira Inglesa


Alguns estudos mostram que quando o Império Romano chegou ao norte da Europa, já existia cerveja na região onde hoje fica a Irlanda. A cerveja chegou na Inglaterra, junto com os colonizadores, por volta do século IV. “Antes disso, as prováveis bebidas alcoólicas mais consumidas eram a cidra e o hidromel, ambos fermentados espontaneamente”, explica Paula Damaa, beer sommelière e mestre em estilos .


O Reino Unido é reconhecido mundialmente pelos pubs. E sem dúvida alguma, como atrativo turístico, a cerveja só perde para a Família Real.


As cervejas Inglesas são conhecidas pela alta fermentação e pelo perfeito equilíbrio entre dulçor e amargor, mesmo nos estilos mais populares. “Mesmo que as versões mais consumidas no mundo sejam as cervejas Lager (de baixa fermentação), os ingleses continuam fiéis às famosas e típicas cask ales, chamadas de Real Ales (cervejas de alta fermentação inglesa)”, considera Cesar Augusto Garcia Filho, beer sommelier e mestre em estilos.


Os estilos mais comuns na escola inglesa são: a ESB, versão mais amarga e alcoólica das Bitters, a Pale Ale, Brown Ale, Porter, Stout, Barley Wine, e a famosa IPA - India Pale Ale.


Você sabia?


Quem produzia a cerveja na Grã-Bretanha eram as mulheres e elas vendiam ou trocavam as cervejas por outros produtos nas suas casas - onde as pessoas acabavam consumindo as cervejas. Não demorou e se tornaram pontos de encontro e passaram a ser conhecidas como “ale houses” e posteriormente, “public houses”, daí o nome Pub.


A Fuller's é a mais antiga cervejaria de Londres e fica em Chiswick. A marca produz as mais clássicas cervejas da Inglaterra, inclusive criaram o estilo ESB - Extra Special Bitter, um dos mais importantes da escola inglesa - aliás, você já provou?





Onde encontrar cervejas inglesas?


Para aqueles apaixonados por cerveja, quando não existe a possibilidade de ir até um legítimo pub inglês, é possível encontrar locais com uma ampla carta de cervejas artesanais, além do clima ambientado e personalizado com características dos tradicionais pubs, por exemplo.


Para Pierre Luigi, proprietário do The Bull Pub, localizado na Granja Viana, consumir cerveja é também, um estilo de vida. O espaço associa o conceito dos pubs tradicionais ao estilo de vida natural, artesanal e caseiro. De acordo com Luigi, “São mais de 300 rótulos artesanais, abrangendo todas as escolas cervejeiras. A ideia é sempre valorizar a "cultura craft": porque tudo o que é artesanal dá mais trabalho, mas é produzido com carinho”, conclui o empresário.


Especialistas: Cesar Augusto Garcia Filho, beer sommelier e mestre em estilos - Instituto da Cerveja Brasil/ São Paulo e home brewer formado pela Sinnatrah | Paula Damaa, beer sommelière, mestre em estilos - Instituto da Cerveja Brasil/São Paulo e home brewer formada pela Sinnatrah.

 

Formulário de Inscrição

(11) 93295-2505

R. José Félix de Oliveira, 860 - Granja Viana, Cotia - SP, 06708-415, Brazil

©2020 por THE BULL PUB GRANJA VIANA. Orgulhosamente criado com Wix.com